terça-feira, 27 de outubro de 2009

Frutas Assadas

Olá!
Hoje vi uma dica ótima para lanche ou sobremesa lá no Menina do Dedo Verde, da Carol. São as frutas assadas!
Nunca provei (oO') mas só pelas sugestões que ela deu fiquei com água na boca! :P
Aí vão elas:

"Você pode juntar um pouco de rapadura picada ou mesmo um fiozinho de melado (meio copo de caldo de cana, 100ml.), mas pode ser feito sem adoçar e é interessante provar a fruta cozida em seu próprio açúcar natural. Todos podem ser feitos em pirex ou travessa de barro ou aço inox e adicionar 1 cravo da índia, 1 pau de canela, 1 “dedinho” de gengibre e algumas folhas de laranjeira ou limoeiro na própria travessa deixam o sabor e o aroma incomparáveis. Se assado com a travessa tampada, ou coberta com alumínio, fica ainda melhor, rende mais caldo.

Sugestões:

Manga Assada com polpa de maracujá;

Abacaxi assado com coco ralado;

Figo fresco assado com suco de 1 laranja ou mesmo um pouco de água;

Maçã assada com damasco seco (ou ameixas secas) e uva passa;
Pêra assada com ameixas secas e/ou uva passas;

Pêssego assado com suco e raspa de laranja;

Figo, maçã, pêra ou pêssego (não misture) com alguma das frutas vermelhas (morango, framboesa ou amora – não misture) e suco de 1 laranja ou sumo de 1 limão;

Mamão assado com suco de 1 laranja ou sumo de 1 limão;
Mamão assado com polpa de maracujá;
Banana assada com leite de coco e coco ralado;

Banana assada com suco e raspa de laranja ou limão;

Salada de frutas assadas: manga, mamão, caqui, abacaxi e banana com coco ralado e suco de laranja ou polpa de maracujá. A maçã, a pêra e o pêssego perdem o gosto quando misturados às outras frutas, não vale a pena juntar na salada, e o caqui não assa bem sozinho, mas combina com todas as outras.


Dicas:
A banana também pode ser assada na própria casca sem líquido nenhum e pode ser igualmente feita na brasa da churrasqueira.
O abacaxi em rodelas grossas também assa bem na churrasqueira.

A maçã e a pêra ficam bonitas se recheadas da fruta seca que as acompanha.
Já o figo deve ser assado inteiro, um coladinho no outro, é como fica melhor.
As frutas vermelhas como morango, framboesa e amora assam muito bem sozinhas e, se adionada uma dose de bebida destilada (cognac, vinho, rum ou cachaça) durante o preparo, pode ser a sobremesa ideal para 2 pessoas.

E todas as frutas, depois de assadas, acompanham nozes, amêndoas e castanhas picadas, com algumas folhinhas de hortelã por cima.
" - por Carol Daemon.

Só o que vou complementar é que se evite - na medida do possível - misturar frutas cítricas e doces. Meu estômago reclama! :x

Já anotei, no final de semana - que é quando o Giu almoça em casa - vou fazer pra gente "sobremesarear" a banana assada com leite de coco e coco ralado... hmmmm!!!
Será que aguento esperar tanto!?

hehehehe...

Imagem: fotosearch

Um comentário:

  1. Oi, adorei essa receita de frutas assadas! Vou linkar seu blog no meu, o Comer para Crescer (http://comercrescer.blogspot.com).
    beijos
    Mônica

    ResponderExcluir