domingo, 29 de novembro de 2009

Pão de Mel


Dia desses ganhamos de amigos muito queridos (Marília e Gabriel, doce casal:D) um doce presente: MEL, mas muito mel mesmo!
Embora eu não goste muito de comer mel puro, adoro utiliza-lo para adoçar bolos e pães. Já o Giu adora! Mesmo sendo diabético não abre mão de um melzinho... hehehe. O Uriel é dos meus, também não é muito fã, andava com tosse e a gente tentava dar mel para ele. O pequeno dizia o tempo todo "mel, nanão!" :D
Mas com tanto mel em casa resolvi fazer uma receita que adoro e já andava há tempos com vontade de fazer/comer. Tinha feito uma vez há muito tempo atrás (estava grávida do Uriel) e ficou deliciosa: Pão de Mel!
Não tirei foto poque minha máquina fotográfica não está funcionando. :(
Mas peguei a foto do que mais ficou parecido, embora o meu tenha ficado bem maior... hehehe

Eis a receita que peguei numa revista na casa da minha sogra:

Pão de Mel
Ingredientes:
-1/2Kg de açúcar mascavo
-1 xícara (chá) de leite

-1 colher (café) de cravo moído

-1 colher (chá) de canela em pó

-1 pitada de noz moscada

-1 xícara (chá) de mel

-4 ovos

-1/2Kg de farinha de trigo

-1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó
-200g de chocolate de cobertura meio amargo

-doce de leite para rechear


Preparo:
Em uma panela misture o açúcar e o leite. Leve ao fogo até derreter. Passe essa mistura por uma peneira e adicione o cravo, a canela, a noz moscada, o mel e os ovos. Bata na batedeira e acrescente a farinha. Continue batendo bastante e por último junte o fermento. Coloque para assar.
Deixe esfriar, corte ao meio na horizontal, recheie com o doce de leite e mergulhe-os no chocolate, previamente derretido em banho-maria.
Deixe secar sobre uma folha de papel manteiga.


Algumas considerações:
-Mesmo sendo uma formiga, achei que ficou muito doce com tanto açúcar. Da próxima vez vou tentar com apenas a metade (250g).
-A receita rende bastante, assei em duas formas médias de pão. Uma deixei puro para meus meninos e a outra recheei com doce de leite e coloquei meia barra derretida de Diamante Negro® por cima. Ficou uma perdição! (e doce até a alma!!!)

Imagem: LeeKa Doces

Um comentário:

  1. Aí! Não vejo a hora de testar esta receita.
    Apesar do mel, deve ficar muitooo bomm.
    Enquanto você estiver de viajem vou me dedicar a fazer várias receitas suas para não sentir tanta saudade :D e vou te dar boas vindas com alguma coisa de comer :)
    "doce casal", sorrisos sinceros :)
    beijo

    ResponderExcluir