segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Pão-hmmmm




Hoje fui procurar uma foto do Uriel, aqui nesse emaranhado de pastas e fotos e acabei me deparando com essa foto de um pão que fiz.
Aí resolvi postar aqui a receitinha dele. é super fácil, deliciosa e rende bastante. Só é um pouco demoradinha porque tem que deixar a massa crescer e tal. Mas vale a pena. ;)
Aí vai:

- 1 kg de farinha de trigo (aproximadamente)
- 1 xícara de farelo de trigo (ou fibra de trigo)
- 1 envelope de fermento biológico (ou 1 colher de sopa)
- 5 colheres de açúcar (eu uso o mascavo)
-1 colher de sal
-1/3 de xícara de óleo
- 3 xícaras de água morna (mais para fria)

Em uma bacia coloque metade da farinha, o farelo, o sal, o fermento e o açúcar. Dê uma misturada e acrescente o óleo e a água. Vá mexendo com uma colher e acrescentando mais farinha aos poucos. Quando não der mais de usar a colher, misture com as mãos até a massa ficar bem homogênea e lisa. Pode fazer alguns cortes com uma tesoura, para ajudar no crescimento da massa.
Cubra com um plástico e um pano seco e limpo. Deixe a massa descansar em algum lugar aquecido (forno ou ao sol) até dobrar de tamanho (aproximadamente 1h).
Em uma superfície enfarinhada sove a massa em pequenos pedaços, de acordo com o tamanho do pão que se quiser fazer (lembrando que a massa crescerá mais). Coloque em formas, novamente faça cortes para ajudar no crescimento (ele ficará como na foto) e deixe crescer por mais uma hora.
Coloque no fogo baixo e deixe assando por 30 minutos sem abrir o forno. Após esse tempo, aumente a temperatura e deixe até dourar em cima.
Assim que tirar do forno cubra com um pano seco e limpo, para amolecer a casca.
Não tem erro! Fica uma delícia!!!

Experimente também fazer recheado... já fiz com queijo, banana... hmmmm!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário